Importante: Primeiro retira-se a mancha, depois lava-se a peça imediatamente, pois se não a roupa manchada pode fixar a mancha.
Identificação: Certifique-se de qual produto manchou a roupa e leia a etiqueta para saber de que tipo de tecido é a peça.
Vamos começar... Anota aí!
+ Mancha de ferro de passar roupa: vinagre com sal!
+ Mancha de caneta esferográfica: colocar um pouco de leite quente e esfregando bem devagarzinho. Tem que colocar água pra lavar em seguida senão mancha pra sempre, tá?
+ Café: uma pedrinha de gelo no local resolve o pepino
+ Chiclete: passar uma pedra de gelo por baixo do tecido em que o chiclete está grudado. Sai na hora!
+ Vinho branco: água gente! Não tem jeito, só a bebida mais antiga do mundo pra resolver….
+ Vinho tinto: água fria e um pouco de amoníaco
+ Esmalte de unha: colocar um pouco de acetona pelo lado avesso do tecido (como no caso do chiclete)
+ Frutas: faça uma misturinha de detergente e água quente sobre o tecido. Se o tecido for sintético, só água quente já resolve.
+ Batom: miolo de pão branco já! Mancha antiga costuma sair com álcool. Se a roupa for clara, a mancha pode sair com água oxigenada. Se a roupa for escura, também vale colocar laquê (spray de cabelo) sobre a mancha e passar uma escovinha por cima.
+ Ferrugem: pegue a roupa que está com a mancha e esfregue sal e limão. Em seguida leve-a ao sol e deixe secar bem, depois lave bem.
+ Coca-cola: retire com água fria. A água morna fixa a mancha.
+ Frutas: coloque leite fervente sobre a mancha e deixe até o dia seguinte. Depois lave.
+ Gordura: coloque um papel absorvente embaixo da mancha e passar com ferro bem quente.
+ Graxa: a margarina vegetal ajuda a tirar as manchas de graxas. Coloque um pouco sobre a mancha, deixe por alguns minutos, depois lave normalmente com água e sabão.
+ Máquina de lavar: se você colocou uma roupa escura na máquina e esta manchou outra roupa. Não a deixe secar com a mancha. Coloque-a em água com um pouco de sabão em pó, numa panela e dê uma fervida rápida.
+ Mofo: ferva a peça em uma solução de água e bicarbonato de sódio, na proporção de 4 colheres de chá por litro de água.
+ Ovo: lave com água fria, não use água quente, pois fixa ainda mais a mancha. Antes de lavar, use uma pasta de sal (sal com gotinhas de água) sobre a mancha.
+ Tinta a óleo: manchas de tinta a óleo saem com solvente ou aguarrás, gasolina ou benzina.
+ Sangue: use oxigenada de 20 volumes e para uma parte de água oxigenada, coloque nove partes de água para aplicar na mancha antes de lavá-la.
* Lembrando que em alguns “desastres” o melhor caso é mesmo procurar serviços especializados. Porque mais vale esse mini trabalho do que roupa estragada, né?
E vocês? Tem alguma dica maravilhosa/milagrosa pra compartilhar aqui no blog?
Beijinhos Kika Chaves
- Posted using BlogPress from my iPad
Nenhum comentário:
Postar um comentário